terça-feira, 1 de junho de 2010

PdC Junho 2010



Neste mês de junho, no qual celebramos a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, e concluímos o Ano Sacerdotal, desejamos fixar mais atentamente nosso olhar no coração de nosso Deus, manifestado no mistério do abandono de Jesus, na cruz.

Contemplando toda a vida de Jesus, percebemos que Ele está constantemente voltado para o Pai, revelando, assim, aquela dinâmica de amor que passa entre as Pessoas da Santíssima Trindade.

Como Ele próprio manifestou, mais que o alimento, seu desejo é realizar a vontade do Pai (cf. Jo 4,31). Mesmo na agonia vivida no horto das oliveiras, em que Ele chega a suar sangue, se entrega à vontade do Pai e à realização de seu desígnio de amor sobre toda a humanidade com a qual se uniu para sempre.

Contudo, esse mistério do amor de nosso Deus plenamente revelado em Cristo Jesus, só se torna plenamente manifesto, quando na cruz, Ele prova a separação de Deus e grita: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mt 27,46). Mesmo nessa situação extrema, Jesus confia e se abandona nas mãos do Pai, manifestando a plenitude de seu amor para conosco. É ali que entendemos aquela sua afirmação: “Como o Pai me amou, assim eu vos amei” (Jo 15,9), que neste Ano Sacerdotal procuramos aprofundar através da publicação, pela Editora Cidade Nova, de quatro volumes de pensamentos dos padres da Igreja, de fundadores de Comunidades Religiosas e Movimentos, bem como de pensamentos de grandes teólogos e dos últimos papas.

Por ocasião dos festejos do encerramento do Ano Sacerdotal, que acontecerá em Roma, no dia 11 de junho deste ano, sacerdotes ligados a alguns Movimentos Eclesiais como Schönstat, Focolares e Renovação Carismática Católica, desejam apresentar a beleza da vocação presbiteral através de inúmeros testemunhos. Esse evento acontecerá na Sala Paulo VI, no Vaticano, na tarde do dia 9 de junho, com transmissão simultânea, no Brasil, entre outras redes, pela Canção Nova a partir das onze horas da manhã, horário de Brasília, de modo que todos podemos participar.

Neste mês somos particularmente convidados pela meditação do Papa Bento XVI, que encontraremos a seguir, a manter nosso olhar fixo no lado transpassado de Cristo, para compreender sempre mais que Deus é amor.

Padre Antonio Capelesso - Editorial "Perspectivas de Comunhão" - Ano XIX n. 5 - Junho de 2010

[ Baixar a revista ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário