quinta-feira, 6 de maio de 2010

PdC Abril 2010



Vivemos um momento em que a humanidade, mais que nunca anseia pela comunhão, pela unidade de todo o gênero humano. Por isso mesmo, as divi-sões aparecem mais claramente como chagas a serem curadas. Diante deste anseio coletivo todos nos senti-mos interpelados a fazer algo para sanar as feridas no relacionamento entre casais, entre pais e filhos, para aproximar e harmonizar a relação entre pastorais e mo-vimentos e a inteira vida eclesial e social.
Na busca da cura dos corações, nosso pensa-mento se volta para o amor de Cristo que, com tanta ternura se aproximou de todas as pessoas, como médi-co dos corpos e das almas. Sabendo de nossas necessi-dades, Ele prometeu permanecer sempre conosco.
Podemos encontrá-Lo em tantos lugares. Hoje desejamos recordar a sua presença na Eucaristia. E como não recordar o carinho de nossas mães que se-gurando nossa pequena mão nos conduziram até perto do sacrário, nos fazendo entender que, aquela luzinha ao lado, indicava a presença do Senhor.
É inconcebível
“Vou à Igreja ao amanhecer, e ali te encontro. Entro por acaso, ou por costume, ou por respeito, e ali te encontro. E cada vez, tu me dizes uma palavra, retii cas um sentimento, vais compondo com notas di-versas, um canto único, que o meu coração sabe de cor, e me repete uma palavra só: eterno amor” (Chiara Lubich).
Contudo, para que a Eucaristia produza tudo o que Jesus deseja em nós e na comunidade, são necessá-rias algumas condições, à semelhança da semente que não é lançada ao solo senão depois de cultivado, aduba-do, contando com a umidade e a luz do sol necessárias.
Neste número apresentamos a rel exão de Chiara Lubich que, aprofundando o pensamento dos padres da Igreja nos apresenta quais são essas condições para que a Eucaristia realize em nós o milagre da vida e da plena comunhão com Deus e com os irmãos.Em sintonia com o XVI Congresso Eucarísti-co nacional que acontecerá em Brasília, de 13 a 16 de maio próximo, apresentamos neste número de Perspec-tivas de Comunhão vários artigos sobre a Eucaristia, entre os quais o de Dom Luciano Mendes de Almeida por ocasião do XV Congresso Eucarístico nacional que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina.

Como Maria viveu a Eucaristia?
Todos nós sabemos que Maria foi o primeiro sacrário, ao levar em seu seio o Redentor da humani-dade que, no encontro com a prima Izabel já sanfi cou João Batista que ela aguardava.
Neste sentido, PdC traz novamente a refl exão de Hubertus Blaumeiser apresentada por ocasião do Congresso Mariano promovido pelo Movimento dos focolares em Castelgandolfo, Roma.



Padre Antonio Capelesso - Editorial "Perspectivas de Comunhão" - Ano XIX - n. 3 - Abril de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário